MEMBROS


A ARPA - Associação Regional para proteção Sócio Ambiental foi criada em 14 de Março de 2003 com objetivos de desenvolver actividades de conservação do ambiente e promoção das actividades culturais e sociais na Ilha do Príncipe. É membro da Federação das ONGs (FONG/STP) e da Sociedade civil para o desenvolvimento. É membro do CONSAN (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). Tem parcerias com algumas ONGs e instituições nacionais, regionais e internacionais.





A AJEIE - Associação dos Jovens Empresários e de Iniciativas Empresariais é uma associação de direito privado que congrega no seu seio jovens com iniciativas empresariais, proprietários e outros. O seu objectivo visa promover e divulgar as actividades empresariais dos seus membros através de formação em diversos domínios, procurando capacitar e apoiar responsáveis, directores, administradores e colaboradores de empresas como forma de garantir uma boa gestão e prestação de serviços qualificados.





A Associação Santomense das Mulheres Juristas (ASMJ), criada em 04 de Novembro de 2009, é uma Associação sem fins lucrativos, que tem como objectivo primordial lutar para a redução de todas as formas de discriminação contra as Mulheres que persistem na nossa sociedade, bem como, o de promover e criar condições para melhorar a qualidade de vida das mulheres e das crianças. ASMJ tem como visão e missão proceder a estudos relativamente a matéria que, no campo de Direito, sejam relevantes para efectivação de igualdade de Direitos e oportunidades legalmente consignadas, e proceder ao esclarecimento e o debate sobre a situação das mulheres, divulgar os seus direitos e denunciar a sua violação.






O Centro de Integridade Pública de São Tomé e Príncipe é uma pessoa coletiva, de direito privado, com fins não lucrativos, não partidária, dotada de personalidade jurídica, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, regendo-se por estatutos próprios e pela demais legislação em vigor em São Tomé e Príncipe. O objetivo Geral do CIPSTP é a promoção da integridade, da transparência, da ética e da boa governação na esfera pública, assim como a promoção dos direitos humanos em São Tomé e Príncipe.




Desde a sua criação em 2021 que a FONG-STP - Federação das ONG em São Tomé e Príncipe procura ser uma referência enquanto representante das organizações da sociedade civil santomenses. a FONG-STP conta actualmente com um universo de 85 organizações associadas, promovendo actividades de capacitação dos seus membros numa perspectiva de contributo para um desenvolvimento mais equitativo e sustentável em São Tome e Príncipe. Enquanto representante das ONG santomenses, a FONG-STP procura ser uma instituição credível não só para as organizações da sociedade civil, como também para os parceiros de desenvolvimento e a sociedade em geral. Nesse sentido, a sua intervenção tem-se pautado por valores como a equidade, a justiça social, transparência e o rigor na prestação de contas.





Com o objectivo de apoiar a pesca artesanal, a MARAPA trabalha desde a sua criação em 1999, para a melhoria das condições de vida das comunidades costeiras do país, contribuindo para a estruturação da fileira, apoio à formação e organização dos pescadores e palaiés (intermediárias entre pescadores e consumidores) e melhoria das suas condições de trabalho. Ao nível do ambiente marinho, a MARAPA desempenha um papel muito importante, ao nível nacional, na sensibilização e educação da sociedade civil, mas também de lobby junto dos decisores (políticos), de modo a que as actividades humanas se realizem com o objectivo último da gestão sustentável dos recursos naturais e em respeito pelo ambiente.





Olívio Diogo - Natural de Almas, São Tomé, é professor na Universidade Pública de São Tomé e Príncipe, no polo das Ciências da Comunicação. É também consultor socioeconómico, com experiência em vários projectos de desenvolvimento ligados a instituições como o PNUD, a FAO, a UNICEF e o Banco Mundial. É ainda formador no domínio do Desenvolvimento Pessoal. Já trabalhou como assistente de programas na FONG-STP e foi quadro técnico do Instituto Nacional para a Promoção da Igualdade e Equidade de Género (INPG). É licenciado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior, Portugal.






A Plataforma nasce da iniciativa de um Grupo de Quadros Superiores Nacionais, de diferentes formações Académicas, com destaque para a área do Direito. Agruparam-se e se criou a referida ONG com o objectivo de dar o seu modesto contributo, em matéria de Direitos Humanos, Equidade de Género e Cidadania. Tarefa que sempre se pretendeu, desde o início realizar em estreita colaboração e parceria com as demais Instituições Públicas e Privadas, Nacionais e Internacionais.  Formalmente, não congrega um conjunto de ONG’s, mas sim, materialmente, se ocupa das várias áreas dos Direitos Humanos, nos termos da Carta Universal dos Direitos Humanos.






A STEP UP - União para Promoção de São Tomé e Príncipe foi criada com o objectivo de trabalhar junto da comunidade e com as populações mais vulneráveis, promovendo acções que se encontram no programa do Governo e também no quadro dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Promove igualmente programas de sensibilização e campanhas ao nível dos assuntos sociais nacionais. A STEP UP é membro efectivo da Federação das Organizações Não Governamentais de São Tomé e Príncipe. A STEP UP tem uma vasta experiência de trabalho com as Agências Internacionais, dento e fora do país, como a UNICE e o PAM, a ACEP, através da FONG, a OMS, a USAID, Academia de Ciências na Califórnia, entre outros parceiros.



A ONG ZATONA ADIL é uma ONG que atua junto a comunidade rural em várias vertentes. Esta ONG está vocacionada em trabalhar com as comunidades rurais de diversas localidades do País, no que concerne a abastecimento de água e reflorestação. Concluímos que a intervenção das ONGs de carácter ambiental são fundamentais e tem realizado várias ações de sensibilização junto das comunidades. Desta forma tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida das pessoas rumo a um desenvolvimento mais sustentável.







Comments